Sintra

Sintra é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa.

O município é limitado a norte pelo município de Mafra, a leste por Loures e Odivelas, a sueste pela Amadora, a sul por Oeiras e Cascais e a oeste pelo Oceano Atlântico.

Monumentos, mar e montanhas juntam-se numa das mais perfeitas combinações.

A Vila de Sintra inclui o sítio Paisagem Cultural de Sintra, Património Mundial da UNESCO e tem recusado ser elevada a categoria de cidade, apesar de ser sede do segundo mais populoso município em Portugal, segundo a Câmara Municipal de Sintra.

Sintra, o seu termo e a Serra, evidenciam uma unidade que hoje se considera de paisagem cultural única no panorama da história portuguesa.

Sintra está dividida em duas partes bem distintas: a parte nova, onde se concentram os bancos e empresas, e a parte velha, o centro histórico, que a UNESCO declarou Património Mundial em 1995.

O charme especial desta antiga vila deriva do contraste entre as alturas da serra verdejante, cujos cumes chegam aos 500 metros de altitude, e os majestosos monumentos que nos guiam numa viagem ao passado.

Entre Abril e Setembro, as charrettes fazem os seguintes percursos: Volta à Vila, Quinta da Regaleira, Seteais, Monserrate e Lagos (largo dos portões do Palácio da Pena).

Sintra é uma área muito, muito romântica situada nas redondezas de Lisboa.

A misteriosa Sintra é única, não apenas pelos seus muitos monumentos, pela sua natureza e pelas suas praias, mas também por causa das suas características ruas estreitinhas. Se explorar esta espécie de becos quase se sentirá a recuar no tempo.


O que fazer em Sintra


Museus, Monumentos, galerias de arte, bibliotecas, centro cultural Olga cadaval, livraria municipal, auditório municipal António silva, outros espaços culturais…


Como chegar a Sintra


Para chegar a Sintra, partindo de Lisboa, há duas opções principais: ir de carro pelo IC19, uma viagem que demora cerca de 30 minutos, ou de comboio, o que leva cerca de 45 minutos, se partir da Estação do Rossio, na capital. O comboio é preferível, por várias razões. Primeiro, porque Sintra é um local para visitar a pé; depois, porque há algumas dificuldades em estacionar; finalmente, porque é menos poluente..


Gastronomia

Principais especialidades da região: queijadas, travesseiros, pastéis de Sintra, Pastéis Cruz Alta e Nozes Douradas.



Alojamento

Tem 31 unidades de Alojamento (pousadas, Hotéis, pensões, residências, motéis, apartotéis, apartamentos, aldeamentos e casa em aluguer.


Monumentos


Palácio da Pena: A forma como está implantado na rocha a 450 metros de altitude fá-lo parecer uma extensão natural da própria serra, e a vista que oferece é verdadeiramente impressionante

Palácio Nacional de Sintra: Situado na vila de Sintra este palácio tornou-se famoso pela silhueta inconfundível das suas chaminés, converteu-se num dos mais conhecidos símbolos de Sintra

Palácio Quinta da Regaleira: Podemos encontrar diversas grutas, poços, lagoas, torres e estátuas, constituindo um verdadeiro cenário de ópera….

Castelo dos Mouros: Dado o seu enorme perímetro, muito recortado e com grandes diferenças de nível) esta fortaleza tem um arrebatador efeito cénico e uma fantástica implantação paisagística.

Convento dos capuchos: Oficialmente Convento de Santa Cruz da Serra, também chamado de Convento de Cortiça pelos seus revestimentos…

Palácio Quinta de Monserrate: palácio de traço orientalizado, cheio de motivos revivalistas.

Palácio de Seteais: Implantado num local de onde se avista um impressionante panorama da serra, que se estende até ao mar, este palácio, é actualmente um hotel de luxo.

Não perca…

ROTEIRO ROMÂNTICO
Sintra, espaço privilegiado no contexto do romantismo português, onde a Pena, Monserrate, Regaleira ou a Vila Velha imortalizam todo um conjunto de cenários marcantes da época, convida-nos a efectuar diversos percursos, em que podemos fazer uma abordagem histórica, filosófica, artística, literária e social do movimento romântico.

Sem comentários:

Enviar um comentário